Remédios para depressão impedem perder peso?
Dr. Diego Mello da Silvarespondeu:
Psiquiatras (Pelotas)Algumas medicações usadas no tratamento da depressão podem interferir no peso corporal. A perda e a manutenção deste pode exigir uma disciplina maior, mas não há um impedimento propriamente dito. Exercícios físicos regulares e uma dieta equilibrada contribuem para uma menor oscilação do peso durante o período do tratamento.
Dr. Tiago Arruda Ribeirorespondeu:
Psiquiatras (São Luís)Oi, A maioria dos antidepressivos têm alguma tendência (maior ou menor) para o ganho de peso, porém nem todos os pacientes ganham peso com eles (isso porque os pacientes respondem de forma individualizada e peculiar aos medicamentos). Alguns antidepressivos são considerados neutros em relação ao peso, ou seja, não costumam causar nem ganho nem perda de peso, como a bupropriona. Já a fluoxetina é um antidepressivo que costuma ser usado para o tratamento da obesidade, pois costuma reduzir o apetite (porém, isso normalmente ocorre apenas nos três primeiros meses de tratamento). Mas se você quer evitar ganhar peso com antidepressivos, é importante que saiba qual antidepressivo está mais associado com ganho de peso e este antidepressivo se chama mirtazapina.
Dr. Geraldo Magela Oliveira Fernandesrespondeu:
Psiquiatras (Uberlândia)Podem até ajudar a perder peso. Depende do acerto na prescrição e no uso. A fluoxetina pode ajudar a perder peso, associada a um ansiolítico, no que o excesso de peso é devido a alta injesta.
Dr. Daniel Jácomo Mauadrespondeu:
Psiquiatras (Uberaba)Olá , São inúmeros Antidepressivos disponíveis hoje no Brasil. Boa parte tendem a aumentar o apetite ,outros não interferem e alguns até diminuem o apetite. Tudo depende do perfil do paciente que está com depressão ou ansiedade. A avaliação e escolha da medicação tem que ser individualizada seguindo essa característica além de outras. Atenciosamente .
Dr. Frederico Navas Demetriorespondeu:
Psiquiatras (São Paulo)Não. Medicamentos utilizados para o tratamento da depressão podem causar aumento do apetite, e em consequência disso podem provocar, indiretamente, ganho de peso. Se a pessoa que usa medicamento antidepressivo fizer uma reeducação alimentar orientada por nutricionista, associada a natividade física orientada por educador físico, COM CERTEZA ela pode não ganhar peso, e até perder peso, se assim for necessário (correção do sobrepeso)